SERVIÇOS E MANUTENÇÃO
CATALISADORES
O catalisador é uma peça formada por uma carcaça metálica e uma "colmeia" cerâmica que é seu coração. Este componente contém metais preciosos que transformam, através de reações químicas, grande parte dos gases tóxicos que saem do motor em gases inofensivos.
Localiza-se no sistema de escapamento, depois do coletor de gases de escape e próximo ao motor para melhor aproveitar a temperatura decorrente da combustão.
A eliminação do Catalisador agride o meio ambiente e a saúde humana, provoca danos irreparáveis ao veículo, desperdiça combustível e coloca o proprietário numa condição ilegal por adulteração do veículo e crime ambiental sujeito à multa. Além disso, deverá efetuar a posterior regularização.
FREIOS
Discos, pastilhas, lonas, cilindros, pinças e fluido. São esses os itens que garantem a sua parada segura, em qualquer situação. Freios comprometidos é a segurança em risco.
Dica: Baixo nível de fluido no reservatório é indicativo de problemas no sistema de freios. A sangria do fluido de freios deve ser feita a cada 12 meses.
ESCAPAMENTOS / SURDINAS
O escapamento é o equipamento responsável pela eliminação dos gases residuais quentes do motor e pela redução dos níveis de ruídos gerados pelos gases queimados na combustão. Na maioria dos casos, a substituição do Escapamento é recomendada quando ele apresenta problemas como trincas ou furos, devido à fadiga do material ou corrosão. O problema pode ser percebido pelo aumento do nível de ruído ou das vibrações e batidas no fundo do carro (em função da quebra do Escapamento)..
SUSPENSÃO
A suspensão tem dois papéis fundamentais: o primeiro deles é garantir o conforto dos ocupantes do carro, absorvendo o impacto de obstáculos como buracos, lombadas e irregularidades. O segundo é garantir a estabilidade do carro nas curvas e ao passar pelos obstáculos citados.O principal componente do sistema de suspensão é o amortecedor.
O amortecedor é o responsável por controlar o movimento das molas no veículo, fazendo com que o pneu mantenha o máximo de contato com o solo. Caso os amortecedores não estejam atuando corretamente, há o comprometimento da estabilidade, do conforto e da segurança do veículo.As molas trabalham em conjunto com os amortecedores para amenizar as irregularidades do piso, além de fazerem a sustentação da carroceria mantendo a sua altura.
DICA: O corte de elos da mola, para rebaixar o veículo, reduz a vida útil dos componentes da suspensão, além de causar desconforto e insegurança ao condutor.
Amortecedores, barras, terminais e buchas trabalham em conjunto. Quando um está ruim, sobrecarrega os demais. Fique atento aos indícios que seu carro lhe mostra.
PNEUS
A revisão, rodízio e montagem correta dos pneus evitam desgastes, deterioração e retardam a troca. Nossos equipamentos permitem um trabalho rápido e eficiente evitando esperas e perda de precioso tempo dos nossos clientes.
DICA: Calibrar os pneus é algo impressindível para a conservação e durabilidade do mesmo.
ALINHAMENTO / GEOMETRIA
A geometria faz parte do processo de alinhamento. Ela serve para o acerto de todos os ângulos que compõem o sistema de direção e suspensão dianteira dos veículos. Durante o procedimento, as medidas são feitas em graus e milímetros para verificar a distância entre os eixos, o cáster, e o câmber, de forma que as quatro rodas fiquem perfeitamente alinhadas, formando um retângulo.
Neste procedimento é feita uma breve avaliação da suspensão dianteira (necessária), para que os ângulos possam ficar exatos.
DICA: Nem sempre é necessário usar CIBORG para conserto de CAMBAGEM.
ALINHAMENTO de rodas, é importante que se faça a cada 5.000km, 06 meses ou quando o veículo sofrer "pancadas" (buracos, acidentes...).
BALANCEAMENTO
Rodas desbalanceadas significam desgaste para o veículo, danificam os pneus, causando desgaste irregular diminuindo sua vida útil, além de prejudicar os amortecedores forçando-os irregularmente. Constatado a situação de desequilíbrio são aplicadas contra pesos de chumbos específicos nas rodas para corrigir a distorção.
É recomendado ser feito o balanceamento toda vez que for desmontado o pneu da roda para conserto, na instalação de um pneu novo, no primeiro sinal de vibração no volante, quando haver desgaste irregular da banda de rodagem, e preventivamente a cada 5.000 KM RODADOS .